segunda-feira, 3 de maio de 2010

La educacion de las hadas


Sabes reconhecer uma fada?
Elas tem aranhões nas bochechas e lhes falta a memória.
Qualquer mulher pode ser uma fada.
Mas elas não sabem.
Por isso é necessário reconhecer que são fadas e educá-las, a fim de que seus poderes voltem e elas possam lhe concedam 3 desejos.

Minha opinião sobre o filme pode ser definida por qualquer uma das palavras a seguir:
mágico, relaxante, calmo, natural, inocente, essencial

Mas, não pense que esse filme não tem "erros". Há umas amarrações no roteiro feitas por flashback, que podem causar um pouco de confusão na linha do tempo por serem usadas de maneira abusiva para explicar a história das personagens. Esse recurso provoca uma sensação de "ups! será que eu vou lembrar da ordem? Se eles continuarem fazedno isso eu perco o rumo!"

No entanto, a fotografia, o cenário, e o áudio puro fazem com que o espectador se acalme diante da tela. A ausência de efeitos especiais é algo meio raro de se ver em filmes que tenham algo de “fantasia”.

É um filme sem explosões. Tranquilo. Me deixou com um meio sorriso estampado durante todo o filme. Há quem possa chorar...

A trama se baseia nas seguintes personagens: um bon vivant, uma mãe separada e viuva, o filho pequeno e pessoas paralelas.

Destaco, acima de tudo, um fator desse filme: a criança.
Geralmente, quando tem criança num filme, eu filme meio de pé atrás. As pessoas tem a mania de fazer com elas tenham a expressão de adulto ou então são aqueles personagens chatos, que irritam não trazem nada de bom a quem está assistindo o filme . A inocência infantil tem sido descartada com muitta facilidade no cinema, seja ele nacional ou interncaional. Se esqueceram que as crianças podem acreditar em fadas...

E, leitor, não caia no esteriótipo de que fadas estão em estórias alegres. Esse filme é um drama e não alivia a barra. E usando o argumento fantasioso ele soube mostrar o que são conflitos de relação pela ótica adulta e pela infantil.

Estou falando muito a idéia do filme porque falar do roteiro seria comprometer as supresas para quem ainda vai assisti-lo. No caso desse filme, a sinopse tem spoiler.


No mais...
Sempre deixe que a fada possa te acompanhar, não convém andar sozinho/a.

Quer ver o trailler?

0 comentários: