sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Pudim de tapioca



Acho pudim uma coisa estranha. Chega a ser pessoal. Não curto comer pudim em qualquer lugar, portanto só os caseiros. Mas quem faz pudim mesmo? Fazia um tempo que nem via pudim. Pensando bem nem gosto tanto assim. Aliás, só lembrei de pudim por causa do aniversário de uma amiga - que pode ser chamada de "pudim" além do nome verdadeiro e outros vários nomes.

Aí vi uma receita de pudim de tapioca... Putz! Mas eu nunca fiz um pudim e sempre me lasco, ou melhor, me queimo com banho-maria. Os neurônios entraram em reunião e decidiram que eu devia fazer.

Então vamos a ordem dos fatos:  fui procurar a revista, passei dois dias procurando. Sumiu. Que revoltante! Catei a receita no google. Fiz o pudim. Soube que a revista estava com a minha irmã, ou seja, não estava nem na mesma cidade em eu estava procurando.

Achou bonitinho? Bem, beleza não é o forte dele, mas o sabor... uH!-lá-lá! Se quiser fazer.. a receita está logo abaixo.
4 ovos/ 1 lata de leite condensado/ 1 colher (sopa) de manteiga/ 1 xícara (chá) leite/ 1 vidro (200 ml) de leite de coco/ 1 xícara (chá) de goma pra tapioca, também chamada de tapioca em alguns lugares.
O modo de preparo leva umas 3 horas, mas é tranquilo. Dá pra fazer outras coisas durante esse tempo.
Primeiro junte o leite de coco e o leite e aaqueça, depois coloque a goma de molho nessa panela por cerca de 1h. (deixei uma hora e meia e ficou tudo bem). Passado esse tempo, coloque tudo num liquidificador e bata.( isso era o que dizia a receita original; eu usei uma batedeira pra massas leves. Achei que ficaria muito pesado para o liquidificador... e deu tudo certo =); Ah!Bata por cerca de 2 min ( bati até ficar homogêneo). Depois é despeijar essa massa numa forma com furo e uns 19cm de diâmetro (usei uma de 15cm) previamente untada com manteiga e açucar (quem tiver de dieta corra logo!). Leve ao forno (180graus se vc tiver como saber) em banho-maria por cerca de 60 min (o meu passou quase uma hora e meia). Faça o truque do palito, tire do forno, desenforme e deixe na geladeira. = D

Agora ele está gelando.




0 comentários: