domingo, 15 de agosto de 2010

Meu conceito de Relações Públicas

Quando se chega num novo curso é comum que as pessoas perguntem porque ele foi escolhido por você.

Quando se trata de rrpp mais uma pergunta vem em seguida: mas o que é um relações públicas, mesmo?

A muito tempo alguém não me perguntava isso mas semana passada aconteceu mais uma vez. O estranho foi que eu me enrrasquei pra me explicar. haha.

Há trocentos conceitos diferentes para relações públicas. O meu é: o profissional de relações públicas é alguém que estuda a comunicação para fazer com que os ambiente fiquem mais harmonizados. Seguindo o seguinte esquema:  pessoas felizes no ambiente de trabalho -> marcas solidificadas -> retorno financeiro. Ou seja, rrpp é o profissional que quer todo mundo feliz e ganhando bem.

O bom samaritano, não é?

Creio que o rrpp seria aceitável até mesmo  num regime comunista.
Afinal, relações interpessoais estão presentes em qualquer modo de civilização.

No fim, acho que por não especificar bem os contornos de um rrpp, perdemos muitas chances de concretizar nosso trabalho até mesmo no sistema de economia atual.
As pessoas tendem a não gostar do que não conhecem.
Imagine contratar o que não entendem bem.

Saber que um médico vai cuidar da saúde do seu organismo é muito fácil de entender.
Já, ouvir que um rrpp pode cuidar da saúde da sua organização/empresa é mais difícil de aceitar.

Os termos "clima organizacional", "harmonização", "fidelização", "opinião" tornam a profissão meio esotérica demais pra quem não está acostumado com a ação real das atividades batizadas destas formas.

Enquanto não há um entendimento nem superficial pela maioria da população, vamos convivendo com o cheio de charlatanisse que ronda nossa profissão. Porque botar o vilão da novela das 20h como rrpp seria perfeito, se não fosse a pequena distração do autor em fazer com que o traste não tivesse uma graduação nisso.

Assim não pode; assim, não dá!

0 comentários: