segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

s2

Ah o amor!

Pontos a saber:
1.Sempre o considerei (e ainda considero) perigoso.
2.Ele invadiu minha pesquisa.

De acordo com Maturana e Varela no livro A árvore do conhecimento:

"Como seres humanos só temos o mundo que criamos com os outros.(...)
A esse ato de ampliar nosso domínio cognitivo reflexivo - que sempre implica em experiência nova-, podemos chegar pelo raciocínio ou, mais diretamente, porque alguma circunstância nos leva a ver o poutro como um igual, um ato que habitualmente chamamos de amor. Além do mais, tudo isso nos permite perceber que o amor ou, se não quisermos usar uma palavra tão forte, a aceitação do outro junto a nós na conveniênica, é o fundamento biológico do fenômeno social. Sem amor, sem a aceitação do outro junto a nós, não há socialização e sem esta
não há humanidade. Qualquer coisa que destrua ou limite a aceitação do outro, desde a competição até a posse da verdade, passando pela certeza ideológica, destrói ou limita o acontecimento do fenômeno social. Portanto, destrói também o ser humano, porque elimina o processo biológico que o gera. (...) Liberta-nos de uma cegueira fundamental: a de não percebermos que só temos o mundo que criamos com os outros, e que só o amor nos permite criar um mundo em comum com eles." (p.268 -270)

Bem, de acordo com isso podemos dizer "eu te amo" pra todos a quem damos "bom dia!", a quem sentimos falta, a quem xingamos confortavelmente... a quem amamos.


Bem, tenha um bom dia! ^^

0 comentários: