segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Inhoque nhoc nhoc nhoc

Nhoc nhoc nhoc nhoc
Cozinhei inhoque.
ô nome estranho, me lembra imediatamente de Inhonho do Chaves.

Enfim, no último domingo resolvi fazer inhoque. Afinal domingo é o dia em que as famílias fazem essas receitas não usuais. Escolhi o jantar porque para fazer almoço se tem que acordar cedo, além de ser quente demais.

A base para o inhoque é a batata inglesa, que comprei as seis em ponto (pareceu até mandinga).
Seis e meia, botei as inteiras batatas no fogo. Depois cortei de ser avisada do erro, cortei as batatas em fatias, afinal, iam esmagadas mesmo. O erro: pra que botar as batatas interinas se elas iam virar purê?

Ok. Batatas cozinhas, esmagadas e os outros ingredientes adicionados. Só faltava botar a farinha de trigo para "dar a liga".

Peguei a receita no site da Ana Maria. Coisa mais dona de casa!xD

1 1/2 quilo de batatas cozidas
-150g de amido de milho
-2 ovos
-sal a gosto
-farinha de trigo para dar o ponto

No fim do modo de fazer tinha a frase: " Usar pouca farinha."
Foi aí que a receita empacou por uma hora e meia.
Depois de umas duas xícaras de farinha para três batatas ( somente três, porque a medida da receita é para
batalhão, não para famílias),estava me perguntando o que é muita farinha para eles?

Não desisti porque, sem querer, derrubei farinha no projeto de inhoque e ele finalmente "deu a liga". \o/
Depois da saga da liga é fácil, é só enrrolar, cortar em pedacinhos e botar pra ferver em água.

Vale lembrar que inhoque originalmente não tem gosto e o que faz ele ter algum sabor viável é o molho de
tomate. Nesse sim, eu desisti. Errei a quantidade de tomates. Ficou pouco molho pra muito inhoque.
Me salvaram com um molho pronto, que misturaram o que eu fiz.

Depois de horas, finalmente ele ficou apresentável. Eu só dizia "Nunca... jamais... fazer inhoque na vida"

Se ficou bom? Ótimo!
O gosto e o fato de eu agpra saber que ele leva muita farinha me fez rever meu "nunca, jamais".


Obs: "Nunca, jamais" é uma expressão muita usada pela banda MANÁ - é mexicana como deixa
trasnparecer pelo passionalismo.







0 comentários: